segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Mexidão Mineiro


Os mexidos de feijão são famosos no Sul, no Nordeste e nas minhas Minas Gerais. São três pratos: Feijão Mexido, Baião de Dois e Mexido Mineiro,A base de todos eles é o feijão, o grão mais apreciado e comum no Brasil, mas que hoje é um produto caro, cada vez mais caro, mas mesmo assim ainda muito popular. A receita gaúcha não leva arroz, mas a gente encontra esse cereal no prato mineiro e no nordestino. Todos levam algum tipo de carne e nas receitas gaúcha e mineira se inclui também o ovo. São pratos tidos pelos historiadores e antropólogos como "comidas sociais". Era uma comida do interior, feita nas fazendas assoladas pela seca e misturava arroz, feijão. Os dois ingredientes são muito comuns em áreas rurais do Nordeste.  É um prato feito principalmente à noite, para o que sobrou do feijão feito de dia. No início era acrescido apenas carne seca. Hoje as receitas trazem queijo coalho, manteiga da terra ou nata. O prato ganhou notoriedade no Brasil inteiro dez anos mais tarde, quando Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira lançaram a  música com o nome dele. Esse tipo de receita evidencia o cotidiano e lógico da economia doméstica em tempos difíceis.
Assim surgiu o mexido mineiro, por exemplo. Nas fazendas, nas casas mais humildes do interior, em Minas Gerais, quando o cinto aperta, aproveitava-se tudo dos alimentos, inclusive das sobras. Isso originou esse prato maravilhoso, um dos meus preferidos e muito saboroso, que é o mexido mineiro, hoje estrela de cardápio em todo restaurante de comida mineira que se preze.
O mexido é uma mistura de tudo que sobrou. Antigamente era comido como café da manhã e depois passou a ser servido como jantar, aproveitando as sobras do almoço.




Ingredientes:

QB carne seca
QB arroz
QB feijão
QB couve
QB farinha de milho
QB frango
1 uni cebola
4 uni ovos
50g manteiga
QB salsinha, cebolinha
QB sal
QB pimenta                    
                    


Modo de preparo:

Coloque em uma frigideira o frango a manteiga e a cebola frite bem.
Coloque os ovos, quando começar a fritar mexa. Acrescente a carne seca, o feijão sem o caldo, arroz, e um poco de couve e a farinha mexa bem.
Finalize com a salsinha, cebolinha, sal e pimenta.

O mexidão deve ser servido no centro do prato com um ovo frito em cima.

Obs: Pode-se acompanhar o mexidão também com uma banana à milanesa, e torresmo.
          Na receita pode trocar o frango por lombo de porco já pré-preparado.

                                     
               
                                                              

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Caldinho de Feijão


Estudos dizem que o Caldinho de Feijão vem da senzala, eles aproveitavam as sobras dos alimentos desprezados pelos senhores da casa-grande. Outros crêem que sua origem tem a ver com receitas portuguesas, das regiões da Estremaduram di Alto Douro e Trás-os-Montes, e ainda há o grupo que afirma que é um prato inspirado em outro prato europeu, como o cassoulet francês...
Enquanto não se chega a uma conclusão sobre a sua origem, o máximo que podemos fazer é ir apreciando o seu sabor não é ?


Ingredientes:

150g bacon
300g calabresa
500g linguiça colonial
5uni cebola
300g molho de tomate
1kg de feijão preto
15uni alho
15ml Azeite 
Cheiro verde QB
Sal QB
Pimenta QB
Louro QB
Couve QB


Modo de preparo

Coloque o feijão para cozinhar por cerca de 40min. Aqueça azeite em uma panela acrescente o bacon, calabresa, linguiça, alho e a cebola refoque bem todos os ingredientes e reserve. Retire o feijão do fogo e vá passando de poco a poco em uma peneira para tirar somente todo o caldo, com ajuda de uma colher ou com as próprias mãos vá esmagando o feijão. A casca do feijão não se utiliza. Em uma panela coloco todo o caldo, e o refogado. misture bem, acrescente o cheiro verde, ajuste o tempero e deixe ferver por mais 1hora. Sirva com arroz branco, couve e torresmo!